Agradecimento

Sou grata à todos os que me antecederam nas pesquisas sobre o assunto e grata aos que se utilizarem do blog para suas próprias pesquisas.Espero contribuir de alguma forma aos que tenham a curiosidade,como eu tive,de descobrir suas origens.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Considerações Gerais sobre os Pinto Bandeira

     O nome da rua sempre me intrigou: rua Pinto Bandeira,passada obrigatória para a faculdade e toda a vez  o mesmo questionamento,seria um parente?
     Descobri apenas a poucos anos atras a ligação através de um amigo,conhecedor da história do Rio Grande do Sul. Estava sendo homenageado Rafael Pinto Bandeira e esta rua está localizada onde foi a Chácara da Brigadeira.
Tive sorte de encontrar a árvore Genealógica da família em vários sites que tratavam do assunto,mas a dificuldade maior, para um leigo ,é entender as várias convenções de quem faz este tipo de pesquisa.
  É preciso entender primeiro que depois do bisavô não vem o tataravô.Deve-se saber que vem na mesma ordem das conquistas de futebol: bi-campeão,tri-campeão,tetra-campeão e assim por diante.
 Da família conhecia apenas até Porfírio Pinto Bandeira e Bárbara Rodrigues (de Lima)  e só fui descobrir este sobrenome ao encontrar o Porfírio perdido no meio desta família numerosa que alguém teve o carinho e o cuidado de investigar e publicar.
  A partir de Porfírio pude chegar ao Vasco, seu pai, um dos muitos que esta família teve, ao Felisberto, pai de Vasco, ao Francisco, pai de Felisberto e ao José que veio de Valongo com seu pai para Laguna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário